História

       Quem somos?

O Espaço Solidário faz parte do Centro Sócio Pastoral nossa Senhora da Conceição. 
Fundado em 2001 e localizado no bairro de Mãe Luiza, em Natal , Rio Grande do Norte. O Espaço Solidário atende idosos em situação de risco social, sem alternativas de proteção.
Instituição de Longa Permanência, atualmente com 24 moradores, é também um Centro Dia - acolhendo 20 idosos diaristas - e um Centro de Convivência - com mais outro 20 idosos que participam de atividades especificas. 


Um pouco de História!


Os amigos da comunidade:


O projeto “Os amigos da comunidade” deu luz ao Espaço Solidário. Contamos um pouco de sua história!
O projeto iniciou-se a partir das consultas de pediatria feita no bairro pelo Dr. Ion de Andrade nos anos 80 e das discussões decorrentes com o padre Sabino. Reuniões mensais com as mães permitiram visualizar a alta taxa de mortalidade infantil no bairro e nas consultas, observou-se a substituição sistemática do aleitamento materno por leite industrializado. Diante da realidade e após seminário envolvendo a comunidade para discutir a problemática da mortalidade infantil, o projeto nasceu nos anos 90 e teve duração de 10 anos.
Ele se propôs a visitar todas as mulheres grávidas do bairro de Mãe Luiza incentivando o aleitamento materno, visando diminuir a mortalidade infantil.
            A equipe  composta por 10 visitadoras da comunidade passou a se formar em oficinas e estágios na maternidade Januário Cicco. As amigas da comunidade visitaram mensalmente todas as mulheres grávidas do bairro durante 10 anos.
 O projeto foi encerrado no ano 2000, pois as melhorias no acesso à saúde e o alcance do projeto “amigos da comunidade” permitiram a diminuição drástica da mortalidade infantil no bairro, fato ao qual veio se acrescentar a implementação dos agentes de saúde no bairro. Nesta caminhada, as visitadoras trouxeram para a comunidade a preocupação com a população idosa crescendo.
Mesmo se a maioria dos idosos do bairro mora em casa, tem independência e vive com os seus familiares; as visitadoras observaram vários idosos em situação de risco.
Compartilhando o problema em reuniões, a equipe ficou aflita com a falta de alternativas.
            Sabemos o quanto os idosos têm identidade com o seu bairro, sabemos que foram eles que primeiro batalharam para ter direito a moradia.
            Ter que deslocar idosos em situação de risco nos parecia desumano.

A inquietação tornou-se desafio! A ideia de amparar os idosos em situação de risco tornou-se realidade,  o Espaço Solidário nascia.